estenose do canal
A coluna vertebral é responsável não apenas pela sustentação do corpo, como pela proteção da medula espinhal. Sendo assim, existe um canal vertebral localizado na parte interna, protegido pelos ossos da coluna.
A Estenose ocorre exatamente quando esse canal sofre um estreitamento anormal, afetando normalmente a região cervical ou lombar.
Quais os sintomas e causas?
Os sintomas da estenose podem parecer similares aos da Hérnia de Disco, mas diferentemente da complicação causada pela hérnia que pode ocorrer rapidamente, a Estenose costuma ter avanço progressivo ao longo dos anos.
Sendo assim, os sintomas normalmente surgem a partir dos 50 anos e podem variar de acordo com a região afetada – lombar ou cervical.
Na região lombar
- Dor e formigamento nas pernas;
- Fraqueza nas pernas;
- Cansaço para andar;
- Dor e rigidez nas nádegas;
- Câimbras.
Na região cervical
- Dor e formigamento nos braços;
- Maior desconforto ao movimentar o pescoço, levando o queixo em direção ao peito;
- Sensação de queimação e/ou “agulhadas” nos braços.
As causas de surgimento para essa condição podem ser duas: congênita ou adquirida. Se congênita, envolve questões genéticas; Já se é adquirida, costuma ocorrer por conta do desgaste da coluna por má postura e tratamento adequado da saúde da coluna.
E como deve ser tratada essa complicação?
Para tratar essa complicação é possível realizar uma reabilitação motora através do processo fisioterápico, uso de coletes, fortalecimento da coluna e uso de medicações para amenizar a dor.
No entanto, nem sempre essa forma de tratamento adquire o sucesso necessário e mantém a boa qualidade de vida. Nesses casos, em que o problema não é resolvido através do tratamento clínico, é necessário recorrer a cirurgia.
Para saber a forma mais adequada de operação é importante a realização de exames de imagem. Com isso, pode ser localizado o local a ser operado e o tamanho da cirurgia a ser feita para remoção do que está causando a compressão na coluna e causando dor, desconforto e perda do bem-estar do paciente.