Tratamentos conservadores
A coluna vertebral é uma região do corpo que pode ter diversas complicações, como pode ser consultado no site, desde dores, até desvios e fraturas. Para cada uma delas, há um tratamento mais indicado para melhora do quadro e garantir o bem-estar do paciente.
Na maioria dos casos, muitas pessoas acreditam que apenas as cirurgias podem melhorar a dor e trazer melhoras significativas para quem possui alguma complicação na coluna. No entanto, isso não é verdade. Existem uma série de tratamentos conservadores que podem ser uma ótima opção para tratamentos nesta região.
Mas afinal, o que são tratamentos conservadores?
Esses tratamentos são os que não requerem cirurgia, sendo não invasivos, mas feitos com acompanhamento médico. É o caso de:
- Realização de fisioterapia;
- Uso de colete - rígido ou não;
- Uso de medicações;
- Alongamentos;
- Pilates;
- Infiltrações;
- Mudanças de hábitos, posturais e adequação ergonômica.

Para que serve essa forma de tratamento?
O tratamento conservador é uma ótima opção na maioria dos casos em que é necessário diminuir a dor e/ou tratar a incapacidade funcional da coluna. Na maioria dos casos é a primeira alternativa de tratamento, visto que o ideal é sempre prezar pelo bem-estar do paciente com o menor risco possível.
Ademais, em casos que o paciente não suporta operações cirúrgicas, pode ser feito essa forma de tratamento para amenizar desconfortos e melhorar o quadro.
Fraturas também podem ser tratadas
Não é apenas casos como desvios, hérnias, dores e desgaste que podem ser tratados dessa forma. Em casos de fraturas, o tratamento conservador pode ser utilizado através de imobilização com gesso e uso de órteses.
Importância de diagnóstico
Para garantia de melhora, é necessário que o paciente busque acompanhamento médico e especializado. Assim, é possível garantir que o quadro terá melhora através dos procedimentos conservadores, não sendo necessário recorrer a medidas invasivas e com maior risco.
O uso de medicações sem receita médica e/ou realização de atividades físicas sem acompanhamento de um especialista pode resultar em agravamento da condição na coluna, piorando as dores e provocando maior dificuldade na melhora da condição presente – podendo resultar na necessidade de realizar um procedimento invasivo, como as cirurgias abertas.