Artrodese
A Artrodese é um tratamento cirúrgico, também chamado de fusão, realizado para unir duas ou mais vértebras. As indicações para esse tratamento são:
- Controle da dor;
- Restabelecer a estabilidade da coluna;
- Substituir disco intervertebral degenerado;
- Tratamento de fraturas;
- Corrigir deformidades.

Quando esse procedimento é indicado?
As cirurgias na coluna são a última opção de tratamento na maioria dos casos. Antes da necessidade de realizar uma operação, normalmente é tentado a realização de tratamentos conservadores, como realização de fisioterapia, uso de medicação para a dor e injeções na coluna vertebral.
No entanto, se nenhuma dessas formas de tratamento for positiva para tratamento adequado do quadro, a cirurgia é necessária.
Quais complicações necessitam desse tratamento?
Como dito anteriormente, essa operação cirúrgica é indicada quando os tratamentos conservadores não foram o suficiente para restabelecer a qualidade de vida do paciente. Entre as complicações que podem gerar a necessidade deste tratamento na coluna, estão:
- Desalinhamento de vértebras;
- Escoliose;
- Cifose;
- Espondiloartrose (degeneração das vértebras);
- Instabilidade na coluna;
- Estenose do canal vertebral;
- Trauma;
- Fraturas;
- Tumores;
- Infecções;
- Afecções reumatológicas;
- Artropatia de Charcot.
Sobre a cirurgia
A operação é feita após a realização de exames de imagem para confirmação do dano, sob anestesia geral. É feita a inserção de hastes metálicas, parafusos e/ou enxertos ósseos na região intervertebral.
Durante o processo cirúrgico pode ser feito o afastamento das vértebras e posteriormente as incisões e aplicações de parafusos e enxertos para fixação da coluna, além de ser possível tratar outras complicações como hérnias de disco e estenose de canal. Essa é uma cirurgia que requer muito cuidado e atenção, pois lida com uma parte central do corpo humano, responsável não apenas pela sustentação como pela medula e terminações nervosas.
Ainda é importante destacar que esse tratamento não possui resultado imediato e sim progressivo. A dor e estabilidade da coluna se dão conforme a recuperação, sendo possível a retomada de hábitos pré-cirúrgicos após três meses, na maioria dos casos.