CIRURGIA ENDOSCÓPIcA
A Cirurgia Endoscópica é uma procedimento minimamente invasivo apesar de ser uma cirurgia na coluna. Isso porque ela é uma evolução da cirurgia tradicional, que realiza o procedimento de tratamento das complicações na coluna através de pequenos cortes na pele e acompanhamento em vídeo do processo cirúrgico realizado.
É um procedimento com alto nível de eficiência e benefícios, como:
- Menor agressão aos tecidos;
- Baixo sangramento;
- Dor reduzida no pós-operatório;
- Taxas de infecção baixas;
- Rapidez para realização;
- Rápida recuperação e retorno ao trabalho e atividades do cotidiano.
Quais as indicações para essa operação?
Podem realizar esse procedimento os pacientes que passarem por avaliação médica e forem submetidos a exames que comprovem a necessidade de intervenção. Entre as condições mais comuns para realização da cirurgia endoscópica, estão pacientes com histórico e diagnóstico de:
- Hérnia de disco;
- Cistos da coluna vertebral;
- Estenose de canal.
Como a operação é feita?
A anestesia utilizada pode ser geral, mas em alguns casos, em que o paciente sinta-se confortável, é possível realizar todo o procedimento apenas com anestesia local e sedação. Após a anestesia aplicada, é realizada a introdução de um tubo fino (cânula) através de uma incisão pequena na região a ser tratada, até onde o problema foi detectado. É utilizada uma câmera que irá transmitir as imagens através de vídeo por um monitor, para visualização por parte do médico.
Após isso, o uso de equipamentos adequados e de alta precisão permite que seja realizada a remoção de partes do disco e/ou fragmentos herniados. Isso permite uma descompressão e alívio quase imediato da pressão no nervo, aliviando a dor e renovando o bem-estar do paciente.
Como é a fase de recuperação?
A recuperação é tranquila, pois trata-se de um procedimento de baixo teor invasivo. Normalmente o paciente consegue sentar e andar logo após o final da cirurgia, sendo liberado para alta hospitalar.
Será necessário manter o curativo no local, assim como a higienização correta e cuidados com a cicatrização. Atividades cotidianas podem ser feitas na mesma semana, desde que não causem danos ou esforço demasiado na coluna, por pelo menos oito semanas.
Mais indicações devem ser analisadas individualmente e passadas pelo médico.