Porto Alegre - Clínica Parque Moinhos

(51) 3208-1009

(51) 3208-1003

(51) 9 9466-8886

Santa Rosa - Clínica Movi - Anexo Hospital Vida e Saúde

(55) 9644-8834

Discectomias Percutâneas

A Discectomia Percutânea é uma forma de tratamento minimamente invasivo, indicado para quem possui doenças degenerativas de disco – como a hérnia de disco ou protrusão discal sintomática e ciática-, e que o tratamento conservador não foi possível de tratar positivamente.

Trata-se de uma cirurgia feita com uso de cânula, com pequenas incisões e recuperação mais rápida que as cirurgias convencionais. É uma ótima alternativa às cirurgias abertas, que possuem maiores chances de complicações e riscos.

Durante e após o procedimento

O procedimento é realizado normalmente com sedação leve ou moderada e é rápido, com duração estimada de 30 minutos. A cânula é introduzida em um pequeno corte, de em média 1cm apenas, e com uso de equipamento adequado é realizada a aspiração/remoção das partes do disco que é necessária.

Já a recuperação costuma ser tranquila. Aproximadamente uma hora após a finalização do procedimento, o paciente é liberado para ir para a casa e, cuidando do curativo e da cicatrização da maneira correta, em duas semanas pode voltar com a rotina usual.

QUAIS AS VANTAGENS DA DISCECTOMIA PERCUTÂNEA?

Por ser uma forma de tratamento minimamente invasiva, esse procedimento já conta com diversas vantagens. Os benefícios incluem:

O risco desse procedimento

Por tratar-se de um procedimento minimamente invasivo, o risco é apenas o de infecção, em caso de alguma complicação anormal durante a recuperação. Nesses casos, é comum o paciente sentir:

Nesses casos, o médico especialista deve ser consultado para uso de medicações adequadas, como analgésicos para alívio da dor e corticóides para tratamento da infecção.