Hérnia de Disco
O problema de Hérnia de Disco é uma condição de saúde que ocorre na coluna e afeta mais de 6 milhões de brasileiros. Ela surge por conta do deslocamento ou alteração no disco invertebral.
Esse disco intervertebral é uma estrutura fibrosa e cartilaginosa que fica localizado entre cada uma das vértebras. Sem alterações nos discos, o impacto e atrito entre as vértebras não ocorre e nem causa danos para uma das estruturas ósseas mais importantes do corpo: a coluna. Já se o líquido gelatinoso presente na região interna dos discos vazar, pode haver presença de dor, desconforto na região e até mesmo nos membros próximos.
Além disso, existem três tipos de hérnias de disco: Protrusas, Extrusas e Sequestradas. A última é o tipo de lesão que só consegue ser tratada com uso de medicação e, às vezes, é necessário cirurgia.

mas Quais os sintomas e como identificar?
Esse problema na coluna nem sempre causa dores ou sintomas que tornam a doença facilmente perceptível. No entanto, a maioria dos pacientes sente dores e, em casos mais agravados, outros sintomas também aparecem, como:
- Dor contínua, principalmente na região lombar e cervical;
- Dor nas pernas e/ou braços, dependendo da região da coluna afetada;
- Formigamento, dormência e fraqueza nos membros;
- Dificuldade de manter uma posição por muito tempo, devido ao desconforto.
Na presença de qualquer um desses sintomas, um médico especialista deve ser consultado. A análise do histórico do paciente, compreensão da rotina e exames clínicos podem auxiliar no diagnóstico correto e encaminhamento para tratamento.
Pode ser complementado com exames de imagem como raio-X, tomografia e ressonância magnética, para compreender o tamanho e localização.
ao notar a complicação, como tratar?
É comum que o problema, em casos mais amenos, melhore sozinho ao longo dos meses. No entanto, em caso de desconforto percebido pelo paciente, é essencial buscar um médico.
Não deve ser optado pelo uso indiscriminado de medicações para tratar essas lesões. Isso porque o tratamento não adequado pode resultar em piora do quadro e agravamento dos problemas de hérnia de disco. O melhor é saber quais exercícios realizar e buscar acompanhamento adequado para tratar essa complicação.
E existe prevenção?
Sim! Uma das boas notícias sobre a hérnia de disco é que é possível preveni-la. Isso porque uma das principais causas é a má postura. Sendo assim, a ergonomia correta para trabalho e busca pela postura adequada para atividades diárias auxilia na prevenção de problemas na coluna.
Além disso, outras atividades podem interferir na saúde da coluna por isso é recomendado:
- Não carregar excesso de peso;
- Realizar alongamentos diários;
- Manter uma alimentação saudável, em que o sobrepeso não cause complicações na coluna;
- Não fumar;
- Evitar o sedentarismo;
- Realizar esportes com orientação de um profissional.